PSICOLOGIA HOSPITALAR: O SEGREDO DE UMA CARREIRA DE SUCESSO

O trabalho do psicólogo vem ampliando seus campos de atuação ao longo dos anos. Uma das possibilidades com enorme potencial é a área da saúde, especificamente a psicologia hospitalar. Uma atuação que coloca o psicólogo em um campo de trabalho que exige conhecimento específico e uma diversidade de situações dentro dos diversos setores de um hospital. É preciso conhecer características de funcionamento de uma UTI, de uma maternidade, de uma clínica cirúrgica e até mesmo do pronto socorro, para poder atuar de forma pertinente a cada setor, respeitando suas especificidades e características. Desta forma este curso busca oferecer ao psicólogo a compreensão do trabalho do psicólogo em um espaço cativante e desafiador.

Proporcionar conhecimento e estimular capacidade crítica para lidar com as especificidades do trabalho do psicólogo no hospital. Considerando as áreas de atuação.

Psicologia Hospitalar

Viviane Cristina e Jorge Ramalho

Há 22 anos nos encontramos, entre intensas vivências e um imenso aprendizado, construímos um saber e desenvolvemos um lindo trabalho, sempre com o mesmo objetivo, transformar a vida das pessoas exercendo a Psicologia Hospitalar com amor e de forma humana, atendendo nossos pacientes e não apenas a doença. Caminhamos durante estes anos ensinando aos alunos um olhar cuidadoso aos seus pacientes, respeitando cada um em sua essência, buscando minimizar o sofrimento do paciente e sua família, trabalhando sempre em equipe para o bem estar de todos envolvidos no processo de doença, tratamento e hospitalização. Hoje olhamos para traz e temos muito a agradecer aos nossos mestres e pacientes pelos ensinamentos e por nos permitir compartilhar do nosso saber há inúmeros estudantes e profissionais da psicologia, buscando qualifica-los para que possam acelerar sua inserção no mercado de trabalho.

Vivi e Jorge Torlai