PSICOLOGIA DA GRAVIDEZ, PARTO E PUERPÉRIO PARA PROFISSIONAIS DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE

Ao longo de 14 anos de trabalho com gestantes e puérperas, notei que há uma grande falha na assistência em termos de cuidado adequado às alterações do ciclo gravídico-puerperal, e também falta de capacitação dos profissionais para prestar apoio imediato aos momentos de desregulação emocional, o que seria uma conduta preventiva de situações de maior estresse e possível desenvolvimento traumático. A ciência mostra o quanto o estresse no período perinatal pode ter consequências negativas a curto, médio e longo prazo sobre o desenvolvimento infantil e também materno. Uma prática profissional humanizada em saúde mental perinatal inclui a necessidade de conhecimento e recursos práticos de apoio emocional e mental que possam contribuir ativamente para a melhoria da qualidade de vida de mães, pais, bebês, famílias. A partir deste entendimento e experiência, criamos um processo formativo para te ajudar a desenvolver uma prática profissional de atuação na assistência perinatal com escuta empática, acolhimento, apoio emocional, redução e manejo do estresse, e melhor compreensão dos processos psíquicos que as mulheres, bebês e famílias vivem ao longo de uma gestação, um parto e o puerpério.

Josie Zecchinelli Horta Marques da Cunha

Josie Zecchinelli Horta Marques da Cunha – Psicóloga (CRP 02/22549). Psicoterapeuta Corporal, estudiosa da Psicologia da Gestação, Parto e Puerpério há 18 anos, é especializada em Psicoterapia Corporal pelo Instituto Wilhelm Reich (ES), Psicoterapeuta de EMDR formada pela EMDR Treinamento e Consultoria (DF) e EMDR Institute (EUA).
Formação em Aleitamento Materno e Saúde Mental, pelo Instituto Europeu de Saúde Mental Perinatal (Madrid/Espanha), Formação de Trauma-Informed Professional pela Childbirth International (Nova Zelândia), Formação em Perinatal Mood Disorders (Transtornos de Humor e Ansiedade Perinatais) e Advanced Perinatal Mental Health
Psychoterapy Training (Treinamento Avançado em Psicoterapia e Saúde Mental Perinatal), pela organização Postpartum Support International (EUA), da qual é membro.
Estudou Psicologia da Saúde no ISPA – Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, em Lisboa/Portugal (mestrado a finalizar). Atualmente estuda Aplicações Clínicas da Teoria Polivagal no Tratamento do Trauma, com Stephen Porges Deb Dana (PESi/UK). Trabalha com o acompanhamento psicológico de gestantes e casais grávidos desde 2007, e como docente na formação de profissionais em cursos de educadoras perinatais, doulas e psicologia da perinatalidade desde 2011. Trabalha com práticas de respiração, especialmente a técnica conhecida como Renascimento, e com práticas de meditação desde 2004. É fundadora do Instituto Maternidade Consciente e da Escola de Renascimento e Terapias Integradas. Coordenadora voluntária internacional da Postpartum Support International, coordena grupos de apoio e ações psicoeducativas através da rede PSI Brasil – Apoio ao Pós-Parto Internacional. Membro voluntária e uma das coordenadoras da organização sem fins lucrativos Instituto do Luto Parental, de apoio ao luto gestacional, perinatal e neonatal.