PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA, COM ÊNFASE NA GESTÃO, TECNOLOGIA E INTELIGÊNCIA

Semipresencial

A Segurança Pública revela-se um direito fundamental à ordem jurídica e à proteção social, sem o qual não há como a sociedade exercer os demais direitos, em sua plenitude e dimensões. Cabe aos profissionais atuantes na área envidar seus esforços para garantir a inviolabilidade da Segurança Pública, porém os esforços envidados nesse sentido restam demasiadamente frustrados, resultando em um quadro atual de perigo e de dano jurídico- policial, pondo em risco concreto não apenas a sociedade como suas próprias instituições.
À vista disso, a Segurança Pública, como espécie do gênero segurança interna, compreende os meios continuamente destinados a prevenir o dano ou o potencial perigo de dano e a reprimir condutas transgressoras, se concretizada a lesão, contribuindo para a ordem pública e a salvaguarda das instituições democráticas.
Atuar na Segurança Pública reclama um conhecimento transversal e aprofundado em variadas disciplinas, com ênfase na gestão, tecnologia e inteligência, objetivando desenvolver as competências e habilidades necessárias para a execução das atividades de ordenação, prevenção e repressão criminal.

Objetivo Geral

• Desenvolver competências a habilidades para atuação na Segurança Pública, com ênfase na gestão, tecnologia e inteligência.

Objetivos Específicos

• Desenvolver as competências e habilidades necessárias à execução das atividades de ordenação e de prevenção e repressão criminal;
• Aprofundar o estudo na área de gestão administrativa em Segurança Pública;
• Estabelecer indicadores em análises criminais descritivas, diagnósticas e prescritivas;
• Inserir conhecimentos de inteligência estratégica, tática e operacional na Segurança Pública, para fins de identificação e prospecção de ações criminosas, com análise de tendências;
• Utilizar metodologias e soluções tecnológicas aplicáveis às atividades típicas de ordenação e de prevenção e repressão criminal;
• Estabelecer ações alinhadas aos objetivos da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

Segurança Pública

Sandro Caron

Natural de Porto Alegre, Sandro Caron de Moraes tem 47 anos e ingressou na Polícia Federal em 1999. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Caron tem pós-graduação em Gestão de Políticas de Segurança Pública.
Atuou na Coordenação da Segurança da Copa do Mundo de 2014, no Rio Grande do Sul, e coordenou o serviço antiterrorismo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Caron foi Delegado Regional Executivo no Rio Grande do Norte e Superintendente Regional no Ceará e no Rio Grande do Sul. Caron foi Diretor de Inteligência da PF e atuou por mais de três anos na Embaixada do Brasil em Portugal.
Em setembro de 2020 assumiu a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), função que desempenhou até o final de dezembro de 2022.
Atualmente, é Secretário de Segurança Pública no Rio Grande do Sul.