Duração
6 meses
Carga Horária
420 horas
MODALIDADE
Presencial Híbrido
Turno
Sexta-feira 19h00 às 22h Sab. 08h às 12h (online)
DisponibilidadE
Agosto 2021
Pós-Graduação em Libras
Introdução sobre o curso
- O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Especialização em Libras propõe um modelo pedagógico de forma que seus alunos possam colocar-se como sujeitos-autores de sua realidade, reconhecendo sua dimensão histórica, sujeitos de direitos e deveres; sujeitos que cumpram os princípios de liberdade e igualdade sociais, através de uma atuação pedagógica que favoreça o desenvolvimento de competências culturais, existenciais e cognitivas. O curso tem caráter teórico e prático e em sua grade curricular estão disciplinas com as seguintes temáticas: Práticas pedagógicas na educação da pessoa surda; bilinguismo; A comunicação no processo de ensino aprendizagem; Inclusão no processo de reconstrução do ser humano; didática do ensino.
Objetivo do curso
- Capacitar o profissional portador de diploma do curso superior para o uso do ensino, cultura e métodos de ensino aprendizagem da Libras no âmbito escolar e o avanço da inclusão escolar dos surdos.
- Ampliar as competências e habilidades dos professores para o atendimento aos surdos.
- Cumprir o disposto no Decreto nº 5.626/05 que regulamenta a Lei nº 10.436/02, no que se refere ao uso e à difusão da Libras para o acesso das pessoas surdas e para atuação dos professores para o atendimento ao surdo no âmbito educacional.
- Conceituar e promover a reflexão acerca da legislação e políticas públicas sobre a educação inclusiva, com ênfase em Libras.
- Abordar os aspectos específicos da surdez e da educação dos surdos.
- Colaborar na superação dos desafios da interação entre surdos e ouvintes.
Publico Alvo
- Pessoas com nível de escolaridade superior, interessadas em ingressar na área de especialização em Libras, voltada ao desenvolvimento profissional na esfera educacional.
Pré-requisitos
- Conclusão da graduação no ensino superior (será necessária a apresentação do documento comprobatório de conclusão do curso superior).
Metodologia
- A estrutura curricular dos cursos de especialização é composta por um conjunto de disciplinas, abrangendo temas voltados à aprendizagem da Libras e da Inclusão, conhecimentos sobre metodologia científica e um Trabalho de Conclusão de Curso, na forma de artigo científico, que revele domínio do tema escolhido, tratamento científico adequado e sua apreciação por uma banca examinadora. Para integralização curricular, o cursista deverá cursar as disciplinas integralmente, além da elaboração de artigo científico, como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.
- Organizando-se de elementos compositivos como a transversalidade; Atividades Acadêmicas Articuladas ao Ensino – envolvendo discentes em práticas de pesquisa e extensão, com o objetivo de despertar nestes, atitudes de investigação, de reflexão, de análise crítica e de prospecção de soluções inovadoras na educação; Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – este deverá demonstrar domínio significativo do conteúdo programático do curso, dos procedimentos metodológicos da pesquisa e das normas técnicas de elaboração de um artigo científico.
Avaliação
- A avaliação do aluno será composta por trabalhos elaborados durante o desenvolvimento das disciplinas, a participação e frequência, conforme determinação legal, memorial e TCC. Será considerado aprovado por média o discente que concluir todos os componentes curriculares obrigatórios, assim como providenciar a elaboração e entrega do Artigo Científico definido como TCC - Trabalho de Conclusão de Curso obtendo como média final nota igual ou superior a 7,0 (sete pontos) em cada disciplina.
Itana Domingas

Sobre Itana Domingas
Graduada em Pedagogia- Faculdade Michelangelo, FAMICHE, Brasil.
Pós Graduada em
Psicopedagogia- Faculdade JK, Gama.
Pós Graduada em Libras- Faculdade de Educação
Tecnologia e Administração de Caarapó, FETAC, Brasil.
Especialista em Braille em Libras. Faculdade do Distrito Federal, FACDF/POSDF, Brasil.
Proficiência em Libras. Faculdade do Distrito Federal, FACDF/POSDF, Brasil.
Libras básico, intermediário e avançado. Faculdade do Distrito Federal, FACDF/POSDF, Brasil..
Organização Curricular
1 | Práticas pedagógicas na educação do surdo | 36h |
2 | Bilinguismo I | 36h |
3 | Metodologia de pesquisa e da produção científica | 36h |
4 | Bilinguismo II | 36h |
5 | A comunicação no processo de ensino aprendizagem | 36h |
Venha estudar conosco!