PÓS-GRADUAÇÃO EM LATO SENSU EM PAISAGISMO

Detalhes do curso

Carga Horária

474h

Disponibilidade

EaD: 21/08/2023 Presencial: 25/08/2023

Turnos

Livre

Modalidade

EAD e Presencial

Introdução sobre o curso

O meio ambiente necessita de atenção e ações que promovam a sua conservação e a população clama por áreas planejadas, mas com conexão direta com a natureza e sua essência. A nossa realidade atual mostra um crescimento mundial urbano desordenado, acelerado e associado ao aumento populacional e que está diretamente ligado às ameaças decorrentes de alterações climáticas, áreas insalubres e de risco, além de fatores que prejudicam a qualidade de vida da população, gerando amplo adoecimento na sociedade. É fundamental a promoção do desenvolvimento mais sustentável e consciente, que melhore a qualidade de vida em meio urbano, por meio de processos interdisciplinares que culminem, essencialmente, num ponto de equilíbrio entre o crescimento econômico, equidade social e proteção do ambiente.
Projetos paisagísticos conscientes, que valorizem a natureza e os princípios do desenvolvimento sustentável não apenas geram paisagens belas e agradáveis, mas, principalmente, prezam pela rotina funcional de respeito à natureza e de qualidade de vida de seus habitantes.
A presença do Paisagismo em centros urbanos é importante ferramenta para a Gestão Ambiental. As técnicas utilizadas para arborização urbana, jardins naturalistas, jardins verticais e filtrantes, calçadas verdes e telhados verdes estão associadas à qualidade ambiental e aliadas à estética.
O paisagismo consciente é também produtivo, promove a sustentabilidade pela associação do uso de plantas nativas, de frutíferas e hortaliças além das plantas ornamentais, com redução da manutenção e colabora com a preservação da fauna.
Cada vez mais os conceitos de sustentabilidade são vistos como fator de sucesso em todos os empreendimentos, sejam eles na agricultura, ou na área industrial. A competitividade nos mercados está cada vez mais acirrada, e a crise na produção de alimentos é uma realidade que bate à porta de todos e com consequências imprevisíveis para o futuro. A difusão de conhecimentos para implantação de jardins usando técnicas de manejo sustentáveis não é apenas um fator econômico, mas social e ecologicamente correto.
O Paisagismo é um campo de atuação profissional em expansão percebido e reivindicado nos diferentes espaços de valorização dos ambientes.
O paisagismo consciente busca o equilíbrio entre as dimensões da sustentabilidade e a integração com a arquitetura, os usuários e a natureza. Possibilita a prática de atividades de lazer voltadas ao público e favorece o plantio de espécies nativas, espécies produtivas e de relevância ambiental. Além disso, o acréscimo de vegetação em áreas urbanas diminui riscos de alagamentos, algo frequente nas cidades brasileiras, uma vez que tornam os solos mais permeáveis e preservam os leitos dos rios evitando o assoreamento. Ainda, o paisagismo urbano é muito eficiente quando utilizado como solução para drenagem urbana alguns exemplos são: jardim de chuva; canteiro pluvial; biovaleta; lagoa pluvial; e telhado verde.
Diante do exposto, este curso está voltado para a formação de Especialista em Paisagismo, com foco na conscientização da importância da sustentabilidade ambiental de projetos, com competências para: Elaboração de Projetos Paisagísticos; Implantação e Manutenção de Jardins.

Objetivo do curso

Capacitar de forma consciente o maior número possível de profissionais para que trabalhem a favor do meio ambiente, promovendo conservação e bem-estar ao mesmo tempo.

Áreas de atuação do curso

Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Design de interiores, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Engenharia Civil

Público Alvo

Pré-requisitos

Metodologia

Avaliação

Certificado

Simone Ribeiro

Sobre

Simone Ribeiro é Eng. Agrônoma de formação, Técnica em Paisagismo, professora e atualmente Coordenadora da Escola de Paisagismo de Brasília. Atua na área de desenvolvimento de projetos paisagísticos e implantação de jardins há 25 anos.

Organização Curricular 

 
0 H
Horas

Matrícula: Graduação

A Secretaria Acadêmica da Faculdade Brasília – FBr é o departamento responsável pelo registro acadêmico do aluno.

No Atendimento Geral da Faculdade Brasília – FBr o aluno(a) poderá solicitar os seguintes documentos como: histórico escolar, declarações, realizar matrícula, renovação de matrícula, aproveitamentos de estudos, carteirinha estudantil, segunda via de boleto e informações pertinentes a sua vida acadêmica.

No site da Faculdade Brasília – FBr o aluno(a) poderá acessar o portal do aluno com a sua matrícula ou CPF a sua senha será fornecida quando efetivar matrícula.

Documentos necessários para matrícula:

Matrícula: Cursos Técnicos

A Secretaria Escolar da Escola Técnica – FBr é o departamento responsável pelo registro acadêmico do aluno.

No Atendimento Geral da Faculdade Brasília – FBr o aluno(a) poderá solicitar os seguintes documentos como: histórico escolar, declarações, realizar matrícula, renovação de matrícula, aproveitamentos de estudos, carteirinha estudantil, segunda via de boleto e informações pertinentes a sua vida acadêmica.

No site da Faculdade Brasília – FBr o aluno(a) poderá acessar o portal do aluno com a sua matrícula ou CPF a sua senha será fornecida quando efetivar matrícula.

Documentos necessários para matrícula:
Fale conosco no WhatsApp
Pular para o conteúdo