PÓS-GRADUAÇÃO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Detalhes do curso
Carga Horária
480h
Disponibilidade
Imediata
Turnos
Livre
Modalidade
Semipresencial
Introdução sobre o curso
A atuação junto aos alunos com necessidades educacionais especiais demanda muito estudo e formação específica. No contexto atual, a sala de recursos multifuncionais é um espaço privilegiado de atendimento a esse público e propicia a transversalidade das ações da educação especial. Para trabalhar nesse espaço, o professor deve ser especializado conforme legislação vigente (LDB 9394/96, Resolução 2/2001, Resolução 4/2009, Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei 13.146).
Ciente das demandas de formação na área de Educação Especial a A maisd consultoria e a Iore – Espaços de Aprendizagem firmaram uma parceria para oferecerem o Curso de Pós-graduação – lato sensu em ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.
Temos como finalidade oportunizar, aos egressos do curso, o desenvolvimento das competências necessárias para organizar o trabalho pedagógico numa perspectiva inclusiva com vista a atender os estudantes com necessidades educacionais especiais, considerando suas singularidades e necessidades em prol de sua plena acessibilidade ao currículo e sua formação para a cidadania e mundo do trabalho.
Para garantir isso, contamos com um corpo docente de mestres e doutores, com formação e experiência na área, além de uma matriz curricular em que os aspectos teóricos serão aborda dos a partir da teoria histórico-cultural relacionando-os com aspectos práticos e metodológicos para o atendimento dos estudantes com necessidades educacionais especiais.
Objetivo do curso
• Refletir sobre a educação especial e seu público-alvo na perspectiva inclusiva com foco nas potencialidades dos estudantes.
• Refletir sobre a organização do trabalho pedagógico na perspectiva inclusiva por meio dos aspectos legais e pedagógicos a partir da abordagem histórico-cultural.
• Refletir sobre o papel do mediador na identificação dos saberes dos estudantes com necessidades educacionais especiais considerando suas singularidades e necessidades.
• Compreender o atendimento educacional especializado como parte integrante do processo educacional para permitir acesso ao currículo aos estudantes público alvo da educação especial.
Áreas de atuação do curso
Pedagogia. Psicologia. Fonoaudiologia. Terapia Ocupacional. Educaçao Física
Público Alvo
- Profissionais com formação superior em Pedagogia, Normal Superior, Licenciaturas, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Educação Física e áreas afins
Pré-requisitos
- Computador ou celular com acesso à internet.
Metodologia
- Aulas gravadas e presenciais, com exposição e estudo de casos concretos
Certificado
- O certificado será emitido pela Faculdade Brasília - FBr, credenciada pelo MEC.
NOME
Organização Curricular
- História da Educação Especial e da Educação Inclusiva no Brasil: Aspectos Políticos, Filosóficos e Legais
- Organização do Trabalho Pedagógico no Contexto Inclusivo
- Aprendizagem e desenvolvimento atípico
- Acessibilidade, Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa.
- Práticas Pedagógicas no contexto inclusivo para o Estudante com Deficiência Física
- Práticas Pedagógicas no contexto inclusivo para o Estudante com Deficiência Visual
- Práticas Pedagógicas no contexto inclusivo para o Estudante com Deficiência In-telectu
- Práticas Pedagógicas no contexto inclusivo para o Estudante com TEA
- Práticas Pedagógicas no contexto inclusivo para o Estudante com Deficiência Auditiva
- Práticas Pedagógicas para o Estudante com Altas Habilidades/Superdotação
- Sexualidade no desenvolvimento atípico
- Plano AEE
- Metodologia de Pesquisa