NEUROCIÊNCIA PARA ARQUITETURA: DESIGN, EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS E APLICAÇÕES

Detalhes do curso

Carga Horária

112h

Disponibilidade

Imediata

Turnos

Livre

Modalidade

Online

Introdução sobre o curso

As pesquisas em neurociência têm crescido muito nos últimos anos, resultando num maior conhecimento sobre o funcionamento da máquina cerebral e sua interação com o meio. Nesse sentido, a NeuroArquitetura busca ampliar o o campo de pesquisas sobre a relação entre o ambiente construído e seus usuários, potencializando a compreensão dos impactos de edifícios e cidades no cérebro e no comportamento humano. Com isso, é possível buscar ainda mais eficiência para os espaços projetados de acordo com a proposta e a função de cada ambiente: edifícios de saúde que estimulem o desempenho médico e a recuperação dos pacientes, escolas que contribuam para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos, ambientes corporativos que estimulem a produtividade e a satisfação dos colaboradores.

Frente a isso, o curso oferece ao aluno o contato com a teoria e as aplicações da neurociência à arquitetura. Os principais assuntos da neurociência – emoção, memória, tomada de decisão, embodiment, plasticidade, percepção, entre outros – serão combinados com elementos da arquitetura – iluminação, design biofílico, cores, materiais, design ativo, etc. Os vários campos de conhecimento dentro da NeuroArquitetura serão discutidos de forma articulada, sempre com vistas à melhoria da experiência do usuário e ao equilíbrio entre funcionalidade dos ambientes e bem-estar.

Objetivo do curso

Áreas de atuação do curso

Público Alvo

Pré-requisitos

Metodologia

Avaliação

Certificado

Andréa de Paiva

Sobre

Andréa de Paiva é Master of Arts pela Middlesex University em Londres e arquiteta e urbanista pela USP (Universidade de São Paulo). Tentando unir pesquisa, educação e design em seu trabalho, seus interesses de pesquisa envolvem o campo interdisciplinar da ciência cognitiva aplicada à arquitetura e ao urbanismo a fim de compreender melhor como o ambiente físico pode afetar os indivíduos e a sociedade. Os principais tópicos de sua pesquisa incluem efeitos de curto e longo prazo do ambiente físico; enriquecimento ambiental e plasticidade cerebral; como o espaço afeta a memorização de experiências; restauração cognitiva; e a experiência multissensorial do ambiente.
Andréa é coautora do livro Triuno: Neurobusiness e Qualidade de Vida. Além disso, ela é idealizadora do NeuroAU (neuroau.com) um espaço online que visa discutir e disseminar conhecimentos sobre as ligações entre a ciência cognitiva e arquitetura & urbanismo. O NeuroAU conta com diversos vídeos e artigos de acesso gratuitos publicados em inglês e português e oferece cursos online para uma audiencia internacional, comparticipantes de mais de 30 países diferentes.
Andréa é membro do ACE (ANFA Center for Education da Academia de Neurociência para Arquitetura, grupo criado para discutir o ensino da neurociência para a arquitetura). Ela atua como professora de neurociência para arquitetura na FGV (Fundação Getulio Vargas) e na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Na FGV, ela ajudou a criar e coordenar cursos de neurociência aplicada a negócios. Na FAAP, ela criou o curso Neurociência Aplicada a Ambientes e Criação, do qual também é professora. Andréa também foi convidada para dar palestras e webinars na Varna Free University, na Bulgária;  no Dubai Institute of Design and Innovation,  no Institute for Challenging Disorganization nos Estados Unidos, no SECOVI-SP, no SESC-SP, entre outros. Certificada  em Design Thinking pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) de Boston, ela também é palestrante  de temas relacionados à neurociência aplicada à arquitetura e ao urbanismo; ciência cognitiva e soft skills; design thinking; e viés inconsciente e lideranças femininas.
Andréa também é consultora de NeuroArquitetura, tendo prestado consultorias no Athié Wohnrath (um dos escritórios de arquitetura de maior sucesso do Brasil segundo a Forbes, 2016), onde se envolveu com a aplicação da NeuroArquitetura em diversos projetos escolares e corporativos.  Ela também foi consultora da FGV, o melhor think tank da América Latina segundo o Global Go To Think Tanks Index (2020).

Organização Curricular 

 
0 H
Horas

Matrícula: Graduação

A Secretaria Acadêmica da Faculdade Brasília – FBr é o departamento responsável pelo registro acadêmico do aluno.

No Atendimento Geral da Faculdade Brasília – FBr o aluno(a) poderá solicitar os seguintes documentos como: histórico escolar, declarações, realizar matrícula, renovação de matrícula, aproveitamentos de estudos, carteirinha estudantil, segunda via de boleto e informações pertinentes a sua vida acadêmica.

No site da Faculdade Brasília – FBr o aluno(a) poderá acessar o portal do aluno com a sua matrícula ou CPF a sua senha será fornecida quando efetivar matrícula.

Documentos necessários para matrícula:

Matrícula: Cursos Técnicos

A Secretaria Escolar da Escola Técnica – FBr é o departamento responsável pelo registro acadêmico do aluno.

No Atendimento Geral da Faculdade Brasília – FBr o aluno(a) poderá solicitar os seguintes documentos como: histórico escolar, declarações, realizar matrícula, renovação de matrícula, aproveitamentos de estudos, carteirinha estudantil, segunda via de boleto e informações pertinentes a sua vida acadêmica.

No site da Faculdade Brasília – FBr o aluno(a) poderá acessar o portal do aluno com a sua matrícula ou CPF a sua senha será fornecida quando efetivar matrícula.

Documentos necessários para matrícula:
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