NEUROCIÊNCIA PARA ARQUITETURA: DESIGN, EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS E APLICAÇÕES
Detalhes do curso
Carga Horária
71h
Disponibilidade
Imediata
Turnos
Livre
Modalidade
Online
Introdução sobre o curso
As pesquisas em neurociência têm crescido muito nos últimos anos, resultando num maior conhecimento sobre o funcionamento da máquina cerebral e sua interação com o meio. Nesse sentido, a NeuroArquitetura busca ampliar o o campo de pesquisas sobre a relação entre o ambiente construído e seus usuários, potencializando a compreensão dos impactos de edifícios e cidades no cérebro e no comportamento humano. Com isso, é possível buscar ainda mais eficiência para os espaços projetados de acordo com a proposta e a função de cada ambiente: edifícios de saúde que estimulem o desempenho médico e a recuperação dos pacientes, escolas que contribuam para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos, ambientes corporativos que estimulem a produtividade e a satisfação dos colaboradores.
Frente a isso, o curso oferece ao aluno o contato com a teoria e as aplicações da neurociência à arquitetura. Os principais assuntos da neurociência – emoção, memória, tomada de decisão, embodiment, plasticidade, percepção, entre outros – serão combinados com elementos da arquitetura – iluminação, design biofílico, cores, materiais, design ativo, etc. Os vários campos de conhecimento dentro da NeuroArquitetura serão discutidos de forma articulada, sempre com vistas à melhoria da experiência do usuário e ao equilíbrio entre funcionalidade dos ambientes e bem-estar.
Objetivo do curso
Entender como o ambiente físico afeta seus usuários;
Aprender uma nova forma de projetar, baseada em evidências científicas, voltada para o ser humano, focada em promover o bem estar nas pessoas que vão usar os nossos espaços; Compreender e aplicar os principais conceitos e ferramentas da NeuroArquitetura, com vistas a gerar maior eficiência para os diferentes tipos de espaços; Criar um banco de dados de evidências científicas referentes aos diferentes campos de conhecimento contemplados pela NeuroArquitetura; Reconhecer os principais fatores que podem influenciar a experiência do usuário; Conhecer alguns dos diversos padrões de funcionamento do cérebro, como a memória, as emoções, a tomada de decisão, a percepção, entre outros; Desenvolver o pensamento crítico e uma visão sistêmica dos ambientes; Preparar profissionais do design para se destacarem no mercado de trabalho através da criação de ambientes mais saudáveis no curto e no longo-prazo.
Áreas de atuação do curso
Ao final do curso, o profissional estará apto para se envolver em projetos de arquitetura e design de espaços (interiores, edifícios e cidades).
Público Alvo
Pessoas que buscam transformar vidas por meio de espaços; Estudantes, profissionais e educadores interessados em entender de forma mais profunda como o ambiente físico (interiores, edifícios e cidades) pode afetar seus usuários; Arquitetos, designers de interiores, planejadores urbanos e todos os interessados na aplicação da neurociência à arquitetura.
Pré-requisitos
- Computador ou celular com acesso à internet.
Metodologia
- O curso será desenvolvido em aulas/videoaulas didáticas, práticas, exercícios, e ferramentas.
Avaliação
- A avaliação dos alunos é realizada de maneira contínua de acordo com a compreensão das técnicas apresentadas no presente curso.
Certificado
- O certificado será emitido pela Faculdade Brasília - FBr, credenciada pelo MEC.
Andréa de Paiva
Sobre
é Master of Arts pela Middlesex University em Londres e arquiteta e urbanista pela USP (Universidade de São Paulo). Tentando unir pesquisa, educação e design em seu trabalho, seus interesses de pesquisa envolvem o campo interdisciplinar da ciência cognitiva aplicada à arquitetura e ao urbanismo a fim de compreender melhor como o ambiente físico pode afetar os indivíduos e a sociedade. Os principais tópicos de sua pesquisa incluem efeitos de curto e longo prazo do ambiente físico; enriquecimento ambiental e plasticidade cerebral; como o espaço afeta a memorização de experiências; restauração cognitiva; e a experiência multissensorial do ambiente.
Andréa é coautora do livro Triuno: Neurobusiness e Qualidade de Vida. Além disso, ela é idealizadora do NeuroAU (neuroau.com) um espaço online que visa discutir e disseminar conhecimentos sobre as ligações entre a ciência cognitiva e arquitetura & urbanismo. O NeuroAU conta com diversos vídeos e artigos de acesso gratuitos publicados em inglês e português e oferece cursos online para uma audiencia internacional, comparticipantes de mais de 30 países diferentes.
Andréa é membro do ACE (ANFA Center for Education da Academia de Neurociência para Arquitetura, grupo criado para discutir o ensino da neurociência para a arquitetura). Ela atua como professora de neurociência para arquitetura na FGV (Fundação Getulio Vargas) e na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Na FGV, ela ajudou a criar e coordenar cursos de neurociência aplicada a negócios. Na FAAP, ela criou o curso Neurociência Aplicada a Ambientes e Criação, do qual também é professora. Andréa também foi convidada para dar palestras e webinars na Varna Free University, na Bulgária; no Dubai Institute of Design and Innovation, no Institute for Challenging Disorganization nos Estados Unidos, no SECOVI-SP, no SESC-SP, entre outros. Certificada em Design Thinking pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) de Boston, ela também é palestrante de temas relacionados à neurociência aplicada à arquitetura e ao urbanismo; ciência cognitiva e soft skills; design thinking; e viés inconsciente e lideranças femininas.
Andréa também é consultora de NeuroArquitetura, tendo prestado consultorias no Athié Wohnrath (um dos escritórios de arquitetura de maior sucesso do Brasil segundo a Forbes, 2016), onde se envolveu com a aplicação da NeuroArquitetura em diversos projetos escolares e corporativos. Ela também foi consultora da FGV, o melhor think tank da América Latina segundo o Global Go To Think Tanks Index (2020).
Organização Curricular
- Introdução & Fundamentos da NeuroArquitetura
- Embodiment: a relação entre design, corpo e cérebro
- Iluminação: sincronizando organismo com o ambiente
- Biofilia: a necessidade inata de natureza
- Os sentidos: pontes entre o cérebro e o ambiente
- Percepção, design e contexto
- Memórias aprendidas: transformando experiências
- UX: o design para melhorar a experiência do usuário
- Projetando espaços que moldarão nosso futuro
- Material Didático
- Leituras Complementares
- Módulo Conclusão de Curso