HISTÓRIA DA ARTE ONLINE

Com a ampliação da quantidade de espaços culturais que apresentam mostras de arte abertas ao público, somando-se o acesso a sites de arte via internet, houve um alargamento do público que busca mais contato e compreensão da arte e sua contextualização das questões econômicas, religiosas e políticas de cada época.

Porém, mesmo com todo esse acesso digital, sem uma metodologia de aprendizado, torna-se difícil relacionar intuitivamente os diversos períodos da história da arte.

Acreditamos que este curso possa oferecer a oportunidade de um contato sistemático e, portanto, mais estreito com esse universo da arte, o que possibilitaria maior compreensão do fato artístico e sua contextualização entre os diversos períodos.

A finalidade principal deste curso é propiciar a compreensão das relações entre arte e sociedade, contextualizando suas diversas manifestações artísticas organizadas no tempo dentro de uma sequência linear cronológica.

O curso propõe também nortear aqueles que desejam melhor apreensão estética, no que tange ao conceito e forma, quando em contato com a própria obra de arte.

Área de Ensino; Área de Pedagógicas; Institucionais de Cultura, Empresariais, …

Público geral: pessoas interessadas em arte

Dante Velloni

Breve currículo do professor Dante Velloni

Dante Velloni é graduado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, fez Mestrado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – USP-SP e frequentou o curso de Doutorado na Escola de Comunicações e Arte – USP-SP.

Como professor, Dante Velloni já lecionou na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, na Universidade Federal de Uberlândia, na Universidade de Ribeirão Preto e no curso de Pós-Graduação em História da Arte da FAAP-Fundação Armando Alvarez Penteado.

Como artista plástico, Dante Velloni é pintor, desenhista, gravador, escultor e artista multimídia. Participou, desde o início de sua carreira, de mostras coletivas e salões, nos quais recebeu vários prêmios, a exemplo do Prêmio Pirelli realizado no MASP-Museu de Arte de São Paulo.

Realizou várias Intervenções, sendo que estas lhe renderam citação no verbete do conceito “Intervenção” da Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais encontrada no site: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo8882/intervencao.

Nos anos 80, realizou happenings em out-doors pelas ruas da cidade de Recife com o artista Paulo Bruscky, além de produzir Video-Art, entre os quais o primeiro vídeo-arte a participar de um Salão de Arte em todo o Brasil.

Nas últimas décadas, Dante Velloni realizou exposições individuais nacionais e internacionais em diversas galerias e museus, tais como na Galeria da Embaixada do Brasil em Roma; Galleria d’Arte Cardano de Pavia – Itália; Bienal Internacional de São Paulo 1981; Centro Cultural Infraero de São Paulo; Galeria Casa do Brasil de Madrid; Museu de Arte Contemporânea de Uberlândia – MG; Galleria degli Eventi dell`IBRIT de Milão; Galeria do Museu de Arte Brasileira-FAAP-RP; Galeria Marcantonio Vilaça de Bruxelas e KA Gallery de Barcelona entre outras.

Recentemente, Dante Velloni teve seu portfólio publicado pela revista francesa L’Oeil de la Photographie e uma de suas obras foi selecionada para ilustrar o Editorial.

Em abril de 2019, ministrou aulas para o curso de Arte da Accademia di Belle Arti di Brera em Milão, na Itália.

Em outubro de 2019, participou de Residência Artística e exposição de suas obras em Dobrovo, na Eslovênia.