FORMAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA DOCOMPORTAMENTO DA CRIANÇA

FORMAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA DO COMPORTAMENTO DA CRIANÇA

O curso A Neurociência do Comportamento da Criança foi desenvolvido para ensinar pais, profissionais da infância e demais pessoas que atuam/gostariam de atuar na área para entender o comportamento da criança a partir da Neurociência.

Ensinar aos pais, aos profissionais e as pessoas que atuam na área da infância sobre a Neurociência do Comportamento da Criança tendo como base a completa compreensão sobre a construção do comportamento humano.

Pais e todos os profissionais que atuam na Infância: Médicos, Advogados, Psicopedagoga, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Dentista, Pediatra, Fonoaudióloga, Conselheira Tutelar, Assistente Social, Psicólogas, Professores.

Pais, profissionais da infância e pessoas que atuam/gostariam de atuar com crianças.

Daiane de Bittencourt Fraga

A Daiane é Pós-Doutora em Neurociência do Comportamento com ênfase no neurodesenvolvimento pela Universidade de Massachusetts.
Ganhou alguns prêmios de trabalhos e projetos internacionais desenvolvidos na área. Estuda o cérebro da criança desde 2010, tem vários artigos publicados em revistas internacionais e já atendeu dezenas de famílias e alunos.
Além de toda a bagagem teórica a Dra. Daiane também é mãe de dois meninos e sabe na prática o que a teoria explica.
Em 2005, Daiane entrou para um laboratório de pesquisa científica, desde então, ela se dedica em estudar e publicar artigos científicos que contribuem para a área da Neurociência dos transtornos psiquiátricos e da Neurociência da Infância.
Em 2011 concluiu seu Mestrado em Ciências da Saúde. Estudou e analisou o cérebro de modelos animais expostos, durante o período gestacional, à fumaça de cigarro e verificou quais foram os impactos no desenvolvimento cerebral dos filhotes até a fase adulta. Seu trabalho recebeu um prêmio em um dos principais congressos internacionais de Neurociências.
Em 2013 teve sua primeira experiência como mãe e, com muitas dificuldades no entendimento do comportamento do seu bebê, se comprometeu buscar em universidades internacionais pesquisas sobre o desenvolvimento e o comportamento da criança. Assim, conseguiu uma vaga de professora externa da Universidade de Massachusetts onde se empenhou em se aprofundar sobre o comportamento humano.
Em 2015 iniciou seu Doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina e em 2017 teve seu segundo filho. Em 2019 defendeu sua tese, onde estudou neuroplasticidade, ansiedade e depressão. Na tese, avaliou como o estresse crônico e a ansiedade afetam a morfologia de neurônios hipocampais. Sua tese foi escolhida pelo programa de Neurociências para representar o prêmio CAPES de tese.
Em 2022 defendeu seu pós-doutorado na Universidade de Massachusetts, onde estudou sobre os desafios da “Ciência do Neurodesenvolvimento” discutindo sobre a importância da divulgação científica para pais e profissionais da infância sobre o comportamento da criança. Desde então, resolveu fazer parte dos profissionais que atuam nas redes sociais e divulgam informações científicas, mais especificamente abordando assuntos sobre o cérebro da criança e do adolescente. A Dra. Daiane espera tornar a Ciência da Infância não apenas clara e relacionável, mas também acessível a todos os pais e profissionais da infância.