FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO SEXUAL PARA PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Esse curso é uma proposta concreta de promoção da Educação Sexual nos espaços educativos, como reafirmação da importância da dialogar sobre sexualidade.

A Educação Sexual é um direito de crianças e adolescentes, além de ser uma das ferramentas mais eficazes de autoproteção contra a violência sexual.

Capacitar os diferentes profissionais para atuar nos espaços educativos da rede de proteção dos direitos das crianças e adolescentes (pessoas que atuam em escolas, ONGs, na saúde, na assistência social, na psicologia, em centros comunitários, consultórios etc), fornecendo aparato teórico e prático e um repertório de recursos educativos para planejamento, elaboração, execução de projetos de Educação Sexual e Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

As metodologias internacionalmente premiadas, criadas pela professora Caroline Arcari, podem ser adaptadas para atuação nos espaços da rede de proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes e utilizadas junto ao público infantojuvenil, famílias, comunidade, formação de educadores, palestras em empresas, universidades etc.

Caroline Arcari

CAROLINE ARCARI é escritora, pedagoga, mestra em Educação Sexual pela UNESP e proprietária da Editora Caqui.

Autora do best seller Pipo e Fifi: proteção contra violência sexual, sua atuação e suas obras já foram premiadas pela UNICEF, FUNDAÇÃO ABRINQ, Ministério da Saúde, UNIVERSIDADE DO MINHO (Portugal), entre outras instituições de proteção à infância. Seu livro mais famoso “Pipo e Fifi” recebeu o prêmio de Direitos Humanos Neide Castanha, a medalha Zilda Arns e o Prêmio Criança da ABRINQ. Em 2022 e 2023, o projeto FITINHA DA PROTEÇÃO, idealizado também por Caroline Arcari e executado pela cidade de Rio Largo (Alagoas) recebeu 2 prêmios da área de Direitos Humanos.

Consultora na área de Educação Sexual e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, já trabalhou com o Canal Futura, Childhood, Unicef, Comitê Olímpico Brasileiro, Rede Globo, entre outras instituições. Também já trabalhou na formação de educadoras(es), psicólogas(os), profissionais de saúde, conselheiras(os) tutelares e assistentes sociais no Brasil, na Inglaterra, em Portugal, na Espanha, nos Estados Unidos e em Cabo Verde (África).

Atualmente já tem 20 livros infantis no currículo, mora na Espanha e é parceira do Programa Encontro com Patrícia Poeta, da Rede Globo.