FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE DOULAS E EDUCADORAS PERINATAIS INEPES
Detalhes do curso
Carga Horária
160h
Disponibilidade
Imediata
Turnos
Livre
Modalidade
Online
Introdução sobre o curso
Este curso nasceu da necessidade de haver uma capacitação aprofundada para o trabalho com Educação Perinatal. O conhecimento que promovemos é indispensável a qualquer profissional que atue na área da Saúde Materno-Infantil.
Fundamos o INEPES em um momento de muitas incertezas, em meio a uma pandemia que mudou a forma como nos relacionamos uns com os outros. Nesse cenário, foi natural o surgimento de uma demanda específica pela realização de um curso online de formação de doulas e capacitação de educadoras perinatais, um curso que pudesse encontrar mulheres com esse chamado em qualquer lugar do mundo. Após três anos, temos orgulho de ter formado Doulas em todas as regiões do Brasil e também na América do Norte, Europa e Ásia.
O curso é facilitado por outros 20 educadores: além de 12 Doulas experientes, colaboram conosco outros profissionais como, Enfermeira Obstétrica, Fisioterapeutas, Médicos, Advogada, Psicóloga, Consultora em Amamentação, Assistente Social, dentre outros – todas e todos comprometidos e ativos na humanização do parto e nascimento. Este é um curso com grande diversidade teórica, que propicia uma formação multidisciplinar abrangente.
Objetivo do curso
- Nosso objetivo é levar a possibilidade de humanização do parto a todos os lugares. Aqui formamos Doulas e capacitamos Educadoras Perinatais. Não vendemos certificados. Cada aluna matriculada é integrada ao curso com responsabilidade e só recebe a certificação quem cumprir a carga horária determinada e realizar as atividades propostas.
Áreas de atuação do curso
- Ao se formar uma Doula e Educadora Perinatal você poderá trabalhar como profissional autônoma atendendo a clientes particulares de forma remunerada. Poderá atuar também como doula voluntária em hospitais e maternidades onde exista um programa de voluntariado. Estará apta, inclusive, a redigir um projeto de voluntariado para apresentar aos hospitais e maternidades que não o tiverem e encabeçar esse movimento na sua cidade. Caso você já seja uma profissional da saúde que atue na área materno-infantil, a formação de doula vai aprofundar seu olhar para esse momento da vida das mulheres que você atende e te capacitar para promover educação e prevenção em saúde no período gravídico-puerperal.
Público Alvo
- Este curso é para mulheres com mais de 18 anos, Ensino Médio completo, que tenham afinidade com gestantes e puérperas e queiram promover a humanização no parto. É também para profissionais da saúde - fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiras, pediatras - que queiram oferecer um atendimento humanizado e sensível às especificidades do período gravídico-puerperal. Profissionais do direito, da comunicação, do serviço social e da pedagogia que queiram ampliar seu olhar para as questões femininas e da infância e trabalhar com educação em saúde também se beneficiam desta formação.
Pré-requisitos
- Computador ou celular com acesso à internet.
Metodologia
- O curso será desenvolvido em aulas/videoaulas didáticas, práticas, exercícios, e ferramentas.
Avaliação
- A avaliação dos alunos é realizada de maneira contínua de acordo com a compreensão das técnicas apresentadas no presente curso.
Certificado
- O certificado será emitido pela Faculdade Brasília - FBr, credenciada pelo MEC.
Laís Lacerda
Sobre
Laís Lacerda é assistente social formada pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, pós-graduada em Saúde Materno-Infantil e Doula desde 2014, quando participou do primeiro curso de formação de Doulas do ES.
Apesar de estar fora do eixo Rio-São Paulo, o Espírito Santo é um dos estados onde a atuação das Doulas é mais organizada, inclusive, lar de uma das primeiras associações de doulas do Brasil – a ADOULES – da qual Laís é membra desde sua fundação.
Laís também é embaixadora da Rehuna – Rede pela Humanização do Parto e Nascimento –, a instituição brasileira mais antiga e atuante no combate à violência obstétrica e formulação de políticas de saúde, cuja contribuição foi imprescindível para grandes avanços como: a Lei do Acompanhante, a Rede Cegonha, a Caderneta da Gestante e várias cartilhas com recomendações baseadas nas melhores evidências científicas.
Dentre assistências solidárias, particulares, no sistema público ou privado, Laís já auxiliou mais de 200 mulheres no período gravídico-puerperal, apoiando e encorajando suas decisões sobre como gostariam de parir e receber seus filhos.
Educadora por natureza tem partilhado suas experiências com a Doulagem há três anos por meio do Curso de Formação e Capacitação de Doulas e Educadoras Perinatais do Instituto Nacional de Educação Perinatal e Saúde – o INEPES –, do qual é fundadora.
Ao lado de outras 20 educadoras – dentre as quais, 12 doulas – Laís já promoveu a formação de mais de 150 doulas por todo o país e fora dele, através deste mesmo curso que você pode acessar agora, certificado pelo MEC.
Organização Curricular
- A Doula – surgimentos e significados
- Como nascem os bebês?
- O parto normal e a cesariana
- Violência obstétrica versus humanização
- Noções básicas de anatomia e fisiologia do parto
- Aspectos emocionais: da gestação ao puerpério
- A Doula na prática
- Leitura Complementar
- Aulas ao vivo
- Seminários/Fórum
- Bônus Complementares
- Módulo Conclusão de Curso