FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE DOULAS E EDUCADORAS PERINATAIS INEPES

Este curso nasceu da necessidade de haver uma capacitação aprofundada para o trabalho com Educação Perinatal. O conhecimento que promovemos é indispensável a qualquer profissional que atue na área da Saúde Materno-Infantil.
Fundamos o INEPES em um momento de muitas incertezas, em meio a uma pandemia que mudou a forma como nos relacionamos uns com os outros. Nesse cenário, foi natural o surgimento de uma demanda específica pela realização de um curso online de formação de doulas e capacitação de educadoras perinatais, um curso que pudesse encontrar mulheres com esse chamado em qualquer lugar do mundo. Após três anos, temos orgulho de ter formado Doulas em todas as regiões do Brasil e também na América do Norte, Europa e Ásia.
O curso é facilitado por outros 20 educadores: além de 12 Doulas experientes, colaboram conosco outros profissionais como, Enfermeira Obstétrica, Fisioterapeutas, Médicos, Advogada, Psicóloga, Consultora em Amamentação, Assistente Social, dentre outros – todas e todos comprometidos e ativos na humanização do parto e nascimento. Este é um curso com grande diversidade teórica, que propicia uma formação multidisciplinar abrangente.

Laís Lacerda

Laís Lacerda é assistente social formada pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, pós-graduada em Saúde Materno-Infantil e Doula desde 2014, quando participou do primeiro curso de formação de Doulas do ES.

Apesar de estar fora do eixo Rio-São Paulo, o Espírito Santo é um dos estados onde a atuação das Doulas é mais organizada, inclusive, lar de uma das primeiras associações de doulas do Brasil – a ADOULES – da qual Laís é membra desde sua fundação.

Laís também é embaixadora da Rehuna – Rede pela Humanização do Parto e Nascimento –, a instituição brasileira mais antiga e atuante no combate à violência obstétrica e formulação de políticas de saúde, cuja contribuição foi imprescindível para grandes avanços como: a Lei do Acompanhante, a Rede Cegonha, a Caderneta da Gestante e várias cartilhas com recomendações baseadas nas melhores evidências científicas.

Dentre assistências solidárias, particulares, no sistema público ou privado, Laís já auxiliou mais de 200 mulheres no período gravídico-puerperal, apoiando e encorajando suas decisões sobre como gostariam de parir e receber seus filhos.

Educadora por natureza tem partilhado suas experiências com a Doulagem há três anos por meio do Curso de Formação e Capacitação de Doulas e Educadoras Perinatais do Instituto Nacional de Educação Perinatal e Saúde – o INEPES –, do qual é fundadora.

Ao lado de outras 20 educadoras – dentre as quais, 12 doulas – Laís já promoveu a formação de mais de 150 doulas por todo o país e fora dele, através deste mesmo curso que você pode acessar agora, certificado pelo MEC.