FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE DOULAS E EDUCADORAS PERINATAIS INEPES
Detalhes do curso
Carga Horária
160h
Disponibilidade
Imediata
Turnos
Livre
Modalidade
Online
Introdução sobre o curso
Este curso nasceu da necessidade de haver uma capacitação aprofundada para o trabalho com Educação Perinatal. O conhecimento que promovemos é indispensável a qualquer profissional que atue na área da Saúde Materno-Infantil.
Fundamos o INEPES em um momento de muitas incertezas, em meio a uma pandemia que mudou a forma como nos relacionamos uns com os outros. Nesse cenário, foi natural o surgimento de uma demanda específica pela realização de um curso online de formação de doulas e capacitação de educadoras perinatais, um curso que pudesse encontrar mulheres com esse chamado em qualquer lugar do mundo. Após três anos, temos orgulho de ter formado Doulas no Brasil e fora dele.
Objetivo do curso
Nosso objetivo é levar a possibilidade de humanização do parto a todos os lugares. Aqui formamos Doulas e capacitamos Educadoras Perinatais. Não vendemos certificados. Cada aluna matriculada é integrada ao curso com responsabilidade e só recebe a certificação quem cumprir a carga horária determinada e realizar as atividades propostas.
Áreas de atuação do curso
Ao se formar uma Doula e Educadora Perinatal você poderá trabalhar como profissional autônoma atendendo a clientes particulares de forma remunerada. Poderá atuar também como doula voluntária em hospitais e maternidades onde exista um programa de voluntariado. Estará apta, inclusive, a redigir um projeto de voluntariado para apresentar aos hospitais e maternidades que não o tiverem e encabeçar esse movimento na sua cidade. Caso você já seja uma profissional da saúde que atue na área materno-infantil, a formação de doula vai aprofundar seu olhar para esse momento da vida das mulheres que você atende e te capacitar para promover educação e prevenção em saúde no período gravídico-puerperal.
Público Alvo
Este curso é para mulheres com mais de 18 anos, Ensino Médio completo, que tenham afinidade com gestantes e puérperas e queiram promover a humanização no parto. É também para profissionais da saúde – fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiras, pediatras – que queiram oferecer um atendimento humanizado e sensível às especificidades do período gravídico-puerperal. Profissionais do direito, da comunicação, do serviço social e da pedagogia que queiram ampliar seu olhar para as questões femininas e da infância e trabalhar com educação em saúde também se beneficiam desta formação.
Pré-requisitos
- Computador ou celular com acesso à internet.
Metodologia
- O curso será desenvolvido em aulas/videoaulas didáticas, práticas, exercícios, e ferramentas.
Avaliação
- A avaliação dos alunos é realizada de maneira contínua de acordo com a compreensão das técnicas apresentadas no presente curso.
Certificado
- O certificado será emitido pela Faculdade Brasília - FBr, credenciada pelo MEC.
Laís Lacerda
Sobre
Laís Lacerda é assistente social formada pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES desde 2014, pós-graduada em Saúde Materno-Infantil e Doula há oito anos e formou-se no primeiro curso de formação de Doulas do Estado do Espírito Santo.
Apesar de estar fora do eixo Rio-São Paulo, o Espírito Santo é um dos estados onde a atuação das Doulas é mais organizada, inclusive, lar de uma das primeiras associações de doulas do Brasil – a ADOULES – da qual Laís é membra desde sua fundação. Dentre assistências solidárias, particulares, no sistema público ou privado, Laís já auxiliou mais de 200 mulheres no período gravídico-puerperal, apoiando e encorajando suas decisões sobre como gostariam de parir e receber seus filhos.
Educadora por natureza, tem partilhado suas experiências com a Doulagem há três anos por meio do Curso de Formação e Capacitação de Doulas e Educadoras Perinatais do Instituto Nacional de Educação Perinatal e Saúde – o INEPES –, do qual é fundadora.
O curso é facilitado por outros 20 educadores – dentre os quais 12 Doulas, além de Enfermeira Obstétrica, Fisioterapeutas, Médicos, Advogada, Psicóloga, Consultora em Amamentação, Assistente Social, dentre outros –, todas e todos comprometidos e ativos na humanização do parto e nascimento. Sendo um curso com grande diversidade teórica, propiciando uma formação multidisciplinar abrangente.
O Curso de Formação e Capacitação de Doulas e Educadoras Perinatais do Instituto Nacional de Educação Perinatal e Saúde – o INEPES já promoveu a formação de mais de 150 Doulas por todo o Brasil, Europa, Ásia e Estados Unidos.
Laís também é embaixadora da Rehuna – Rede pela Humanização do Parto e Nascimento –, a instituição brasileira mais antiga e atuante no combate à violência obstétrica e formulação de políticas de saúde, cuja contribuição foi imprescindível para grandes avanços como: a Lei do Acompanhante, a Rede Cegonha, a Caderneta da Gestante e várias cartilhas baseadas nas melhores evidências científicas.
Organização Curricular
- A Doula – surgimentos e significados
- Como nascem os bebês?
- O parto normal e a cesariana
- Violência obstétrica versus humanização
- Noções básicas de anatomia e fisiologia do parto
- Aspectos emocionais: gestação ao puerpério
- A Doula na prática