FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NA MODALIDADE DE DANÇA DO VENTRE ATRAVÉS DO MÉTODO AGNIS

A riqueza metodológica é um dos nossos valores diferenciadores no processo de capacitação para professoras de dança do ventre. O processo tem duas “vias”. Por um lado, trabalhamos: sistemas, métodos, ferramentas, conceitos, disciplinas fundamentais e especializadas. O desenvolvimento cronológico da movimentação típica da dança do ventre do nível iniciante ao avançado.
Por outro, realizamos um trabalho com a futura professora desenvolvendo o seu crescimento pessoal e profissional.

Dani Agnis

Dani Agnis é uma bailarina brasileira que conseguiu conectar-se à cultura egípcia tão intensamente pelo movimento corporal que sua história pessoal mistura-se à evolução da dança
do ventre no Brasil.
Com uma trajetória iniciada no ballet clássico e jazz, teve seu primeiro contato com a dança do ventre em 1994 e uma feliz identificação imediata. Entre aulas e buscas por formação, 10 anos depois – dava início aos seus estudos das ciências do movimento, buscando a adaptação de todos esses conhecimentos ao ensino da dança.
Viajou o mundo em busca de estudos, referências e entre apresentações e trabalho de pesquisa, foi formando seu método de ensino personalizado batizado de Método Agnis®, hoje único a possuir a Certificação Internacional pela ISOC Internacional Saraya for Oriental Culture – Egito e CID Conselho Internacional de Dança – Unesco França e também o primeiro em nível nacional a formar professoras desde 2006 por todo Brasil.
De 2007 até os dias de hoje realiza viagens anuais ao país de origem da dança, o Egito, buscando incansavelmente por aprofundamentos e desenvolvimentos que esclareçam os ensinamentos desta prática.
A convite da comissão do Conselho Mundial de Dança, esteve em 2019 em Atenas na Grécia para apresentar seu Método de ensino. Participou como palestrante do 54 º Congresso Mundial de Dança da Unesco tornando-se então a única professora e bailarina mundial a ter realizado tal feito, diante da modalidade de dança do ventre.
Embora sua extensa jornada de estudos e reconhecimento sobre suas contribuições e crescimento da dança do ventre no Brasil e no mundo sejam admiráveis, Dani Agnis realiza um trabalho amplamente significativo ao promover transformações intensas na vida de suas alunas, professoras e todos que de algum modo têm contato com a modalidade.
Para ela, a dança e o transformar-se pelo movimento é um sacerdócio, um ofício sagrado que exerce com orgulho, estudo, segurança, amor e a certeza de que a arte dançante é uma catarse esplendorosa da jornada da alma.