CURSO INTRODUTÓRIO NO MODELO DIR/FLOORTIME: UM NOVO OLHAR PARA O NEURODESENVOLVIMENTO
Detalhes do curso
Carga Horária
16h
Disponibilidade
Imediata
Turnos
Livre
Modalidade
Online
Introdução sobre o curso
Neste curso de caráter introdutório os profissionais da área da saúde e da educação, assim como cuidadores e familiares de pessoas com transtornos ou atrasos no neurodesenvolvimento, em especial o Autismo, terão a oportunidade de conhecer a respeito do Modelo DIR/Floortime, um modelo terapêutico com visão transdisciplinar centrada nas diferenças individuais do paciente e no contexto social em que está inserido, não apenas em ensino de habilidades.
O curso vem com uma proposta de ampliar o olhar e capacidade técnico-científica de seus alunos frente à neurodiversidade compreendendo a base biológica, sócio-emocional, cultural e social, além do ensino de estratégias de acordo com o raciocínio clínico individualizado de cada paciente e sua rede de cuidados.
Objetivo do curso
- Conhecer a forma de trabalhar com pacientes neurodiversos sob a ótica de um modelo terapêutico desenvolvimentista / sócio-interacionista;
- Receber informações que vão além do básico e poder criar sua própria percepção à respeito do modelo DIR/Floortime;
- Ter a oportunidade de participar de uma vasta experiência de discussão de casos de atendimentos individuais, em grupo e com a família inserida no atendimento.
Áreas de atuação do curso
Saúde e Educação
Público Alvo
- Esse curso introdutório é para você, profissional das diversas áreas da saúde e da educação (fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, pedagogia, educação física, musicoterapia e outros), que desejam conhecer e se instrumentalizar no Modelo DIR/Floortime. Pais e cuidadores que desejam seguir nessa jornada do desenvolvimento também são bem vindos.
Pré-requisitos
- Computador ou celular com acesso à internet.
Metodologia
- O curso será desenvolvido em aulas/videoaulas didáticas, práticas, exercícios, e ferramentas.
Avaliação
- A avaliação dos alunos é realizada de maneira contínua de acordo com a compreensão das técnicas apresentadas no presente curso.
Certificado
- O certificado será emitido pela Faculdade Brasília - FBr, credenciada pelo MEC.
Paula Lins
Sobre
Fonoaudióloga/UFRJ – CRFa 1-13828–RJ
Mestranda em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Medicina da USP – São Paulo.
Formadora Oficial do Modelo DIR-FCD Floortime pela Profectum/USA
Childhood Apraxia of Speech Using Dynamic Tactile and Temporal Cueing (DTTC) – University of Texas/USA
Terapeuta Prompt – Prompt Institute/USA
Terapeuta PACT: Paediatric Autism Communication Therapy – University of Manchester/UK
Certificação Internacional em Integração Sensorial Teoria e Prática – USC/USA
Integrated Listening Systems: iLS e SSP Advanced Provider/USA.
Visual-Spatial, Auditory and Vestibular Astronaut Board Protocol – VitalLinks/USA
Certificação Internacional em Seletividade Alimentar – SOS Approach to Feeding/USA
Criadora do Programa de Orientação Familiar – 4Play e do Projeto da Vida
Idealizadora e Sócio-Diretora da Interagindo Espaço do Desenvolvimento – RJ.
Organização Curricular
- Teorias de Aquisição de Linguagem - Qual linha científica veio o Modelo DIR/Floortime?
- Introdução à História do Modelo DIR/Floortime
- Introdução às Diferenças Individuais (I)
- Introdução aos Níveis do Desenvolvimento Emocional-Funcional 1 ao 9 (D)
- A Importância do Coaching Familiar para a evolução no Tratamento Terapêutico (R)
- Correlação dos Níveis de Desenvolvimento Emocional-Funcional com os Marcos do Desenvolvimento da Linguagem
- Sinais Precoces e Diagnóstico Diferencial entre Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) e Apraxia de Fala da Infância (AFI)
- Protocolos, Tabelas e Avaliações no Modelo DIR/Floortime
- Discussão de Casos Clínicos