CURSO INTRODUTÓRIO NO MODELO DIR/FLOORTIME: UM NOVO OLHAR PARA O NEURODESENVOLVIMENTO

Neste curso de caráter introdutório os profissionais da área da saúde e da educação, assim como cuidadores e familiares de pessoas com transtornos ou atrasos no neurodesenvolvimento, em especial o Autismo, terão a oportunidade de conhecer a respeito do Modelo DIR/Floortime, um modelo terapêutico com visão transdisciplinar centrada nas diferenças individuais do paciente e no contexto social em que está inserido, não apenas em ensino de habilidades.

O curso vem com uma proposta de ampliar o olhar e capacidade técnico-científica de seus alunos frente à neurodiversidade compreendendo a base biológica, sócio-emocional, cultural e social, além do ensino de estratégias de acordo com o raciocínio clínico individualizado de cada paciente e sua rede de cuidados.

• Conhecer a forma de trabalhar com pacientes neurodiversos sob a ótica de um modelo terapêutico desenvolvimentista / sócio-interacionista;
  • Receber informações que vão além do básico e poder criar sua própria percepção à respeito do modelo DIR/Floortime;
  • Ter a oportunidade de participar de uma vasta experiência de discussão de casos de atendimentos individuais, em grupo e com a família inserida no atendimento.

Saúde e Educação

Paula Lins

Fonoaudióloga/UFRJ – CRFa 1-13828–RJ

Mestranda em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Medicina da USP – São Paulo.

Formadora Oficial do Modelo DIR-FCD Floortime pela Profectum/USA

Childhood Apraxia of Speech Using Dynamic Tactile and Temporal Cueing (DTTC) – University of Texas/USA

Terapeuta Prompt – Prompt Institute/USA

Terapeuta PACT: Paediatric Autism Communication Therapy – University of Manchester/UK

Certificação Internacional em Integração Sensorial Teoria e Prática – USC/USA

Integrated Listening Systems: iLS e SSP Advanced Provider/USA.

Visual-Spatial, Auditory and Vestibular Astronaut Board Protocol – VitalLinks/USA

Certificação Internacional em Seletividade Alimentar – SOS Approach to Feeding/USA

Criadora do Programa de Orientação Familiar – 4Play e do Projeto da Vida

Idealizadora e Sócio-Diretora da Interagindo Espaço do Desenvolvimento – RJ.