CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LIQUOROLOGIA LABORATORIAL NEURODIAGNÓSTICO

Detalhes do curso

Carga Horária

420h

Disponibilidade

26/01/2024

Turnos

Livre

Modalidade

EaD

Introdução sobre o curso

Os avanços dos apoios diagnósticos vêm crescendo a cada dia, e o processo de desenvolvimento para raciocínio clínico também. Sendo assim é necessário que os profissionais que atuam em análises clínicas cumpram o seu papel de atuar interdisciplinarmente apoiando com as melhores técnicas para apoios diagnósticos mais assertivos e resolutivos.

Dentre as especialidades em forte evolução, a LIQUOROLOGIA LABORATORIAL vem crescendo muito a cada dia, pois com a evolução laboratorial, o avanço da expectativa de vida, novas terapias e a integração nas várias frentes da neurologia surgem como circunstâncias vitais para decisões médicas, muitas vezes entre a vida e a morte, assim se espera que o profissional de laboratório absorva esse espírito e que aplique seus conhecimentos para ajudar cada vez mais.

O LIQUOROLOGISTA LABORATORIAL é o protagonista de uma maiores oportunidades na área laboratorial, atuando na análise do líquido cefalorraquiano (líquor), na interpretação e na sinergia com os exames de imagem, como a ressonância magnética, para as especialidades da neurologia, infectologia, geriatria, hematologia, oncologia, pediatria, neurointensivismo e urgência e emergência, no apoio diagnóstico de meningites, encefalites, doenças auto imunes, Esclerose Múltipla, Síndromes imunomediadas, cânceres em geral, sangramentos cerebrais, até no diagnóstico diferencial das demências, como por exemplo na doença de Alzheimer.

Objetivo do curso

Oportunizar os conteúdos da especialidade de maneira didática, clara, e atual para os alunos da pós-graduação tenham a oportunidade, de atuarem no apoio ao NEURODIAGNÓSTICO PROFISSIONAL, aprendendo a relacionar os resultados nos diversos tipos de exames no líquor, aos exames de imagem (ressonância e tomografia), aos Reibergramas e a dinâmica da prática clínica laboratorial em neurologia, assim, ficando aptos a poderem seguir nessa carreira tão promissora e carente na maioria dos municípios brasileiros.

Áreas de atuação do curso

O profissional especialista em Liquorologia Laboratorial, ficará apto a fazer todo o apoio racional e laboratorial em neurodiagnóstico, tanto para serviços ambulatoriais como para rotinas de urgências hospitalares. Com fluxos e algoritmos, na teia de exames, da meningite aguda a casos complexos em doenças crônicas, de neoplasias a investigações sensíveis, como na Esclerose Múltipla, e atualmente, com envelhecimento da população com o diagnóstico diferencial das demências, como no Alzheimer. O campo é vasto, multidisciplinar, e os laudos assinados por esse profissional farão a diferença para a vida dos pacientes.

Público Alvo

Pré-requisitos

Metodologia

Avaliação

Certificado

Prof. João Batista

Sobre

Possui 23 anos de experiência, nacional e internacional, em líquido cefalorraquidiano – lcr, sendo formado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul; Residência em Análises Clínicas no Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM; Fez especialização em Patologia Clínica – Oncohematologia pelo Hospital Albert Einstein de São Paulo/SP; Fellow em Wurzburg na Alemanha em Liquorologia Laboratorial com o Prof. Dr. Hansotto Reiber; Mestrando em Ciências Farmacêuticas (Líquor) pela UFSM/RS (2022), Comenda Mérito Farmacêutico pelo Conselho Federal de Farmácia – CFF em 2017; Autor do Manual Prático Teórico de Líquor com Atlas, Editora Life, 3a Edição; Palestrante Nacional e Internacional em congressos e eventos; Criador de conteúdo digital na plataforma de ensino da Academia do Líquor e idealizador pioneiro do método da Liquorologia Laboratorial em 4 pilares (Citologia + Clínica Lab + RM e TC + Reibergramas), e criador do aplicativo LCR24h.

0 H
Horas

Matrícula: Graduação

A Secretaria Acadêmica da Faculdade Brasília – FBr é o departamento responsável pelo registro acadêmico do aluno.

No Atendimento Geral da Faculdade Brasília – FBr o aluno(a) poderá solicitar os seguintes documentos como: histórico escolar, declarações, realizar matrícula, renovação de matrícula, aproveitamentos de estudos, carteirinha estudantil, segunda via de boleto e informações pertinentes a sua vida acadêmica.

No site da Faculdade Brasília – FBr o aluno(a) poderá acessar o portal do aluno com a sua matrícula ou CPF a sua senha será fornecida quando efetivar matrícula.

Documentos necessários para matrícula:

Matrícula: Cursos Técnicos

A Secretaria Escolar da Escola Técnica – FBr é o departamento responsável pelo registro acadêmico do aluno.

No Atendimento Geral da Faculdade Brasília – FBr o aluno(a) poderá solicitar os seguintes documentos como: histórico escolar, declarações, realizar matrícula, renovação de matrícula, aproveitamentos de estudos, carteirinha estudantil, segunda via de boleto e informações pertinentes a sua vida acadêmica.

No site da Faculdade Brasília – FBr o aluno(a) poderá acessar o portal do aluno com a sua matrícula ou CPF a sua senha será fornecida quando efetivar matrícula.

Documentos necessários para matrícula:
Fale conosco no WhatsApp
Pular para o conteúdo