APRIMORAMENTO PROFISSIONAL NO MODELO DIR/FLOORTIME: DA TEORIA À PRÁTICA
Detalhes do curso
Carga Horária
120h
Disponibilidade
Imediata
Turnos
Livre
Modalidade
Online
Introdução sobre o curso
O Modelo DIR/Floortime possui como arcabouço um olhar holístico e transdisciplinar. E, para que esse fazer profissional e parental sob esta ótica possa acontecer, se faz necessário um aprofundamento de saberes para suprir lacunas deixadas até mesmo por nossas formações universitárias.
O curso vem com uma proposta de aprimorar o olhar e capacidade técnico-científica de seus alunos frente à neurodiversidade compreendendo a base biológica, sócio-emocional, cultural e social, além do ensino de estratégias de acordo com o raciocínio clínico individualizado de cada paciente e sua rede de cuidados.
Proporcionando aos seus alunos a possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento profissional desde a teoria até a prática com acesso ao conhecimento de forma mais aprofundada e também a prática de forma intensiva.
Objetivo do curso
Esse aprimoramento é para você, profissional das diversas áreas da saúde e da educação (fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, pedagogia, educação física, musicoterapia e outros), que desejam conhecer, se instrumentalizar e/ou se aprimorar no Modelo DIR/Floortime através de aulas teóricas ao vivo e treinamento prático supervisionado com a carga horária total de 120 horas. Pais e cuidadores que desejam seguir nessa jornada do desenvolvimento também são bem vindos.
Áreas de atuação do curso
Saúde e Educação
Público Alvo
- Profissionais ou Graduandos da área da saúde e educação atuantes com a Neurodiversidade – Autismo, TDAH, Apraxia, Educação Especial, Inclusão.
Pré-requisitos
- Computador ou celular com acesso à internet.
Metodologia
- O curso será desenvolvido em aulas/videoaulas didáticas, práticas, exercícios, e ferramentas.
Avaliação
- A avaliação dos alunos é realizada de maneira contínua de acordo com a compreensão das técnicas apresentadas no presente curso.
Certificado
- O certificado será emitido pela Faculdade Brasília - FBr, credenciada pelo MEC.
Paula Lins
Sobre
Fonoaudióloga/UFRJ – CRFa 1-13828–RJ
Mestranda em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Medicina da USP – São Paulo.
Formadora Oficial do Modelo DIR-FCD Floortime pela Profectum/USA
Childhood Apraxia of Speech Using Dynamic Tactile and Temporal Cueing (DTTC) – University of Texas/USA
Terapeuta Prompt – Prompt Institute/USA
Terapeuta PACT: Paediatric Autism Communication Therapy – University of Manchester/UK
Certificação Internacional em Integração Sensorial Teoria e Prática – USC/USA
Integrated Listening Systems: iLS e SSP Advanced Provider/USA.
Visual-Spatial, Auditory and Vestibular Astronaut Board Protocol – VitalLinks/USA
Certificação Internacional em Seletividade Alimentar – SOS Approach to Feeding/USA
Criadora do Programa de Orientação Familiar – 4Play e do Projeto da Vida
Idealizadora e Sócio-Diretora da Interagindo Espaço do Desenvolvimento – RJ.
Organização Curricular
- Introdução ao Modelo DIR/Floortime
- Teorias de Aquisição da Linguagem
- (D) Níveis do Desenvolvimento Funcional-Emocional (FEDL) 1 ao 9
- (I) Conhecendo as Diferenças Individuais
- FCD’s – Conforto, Confiança, Controle, Competência e Comunicação
- (R) Coaching Parents: A importância do empoderamento e parceria com os cuidadores
- Aprofundando as Diferenças Individuais – Neurobiologia/Neurofisiologia
- Convulsões, Problemas Comportamentais sob a ótica DIR/Floortime
- Teoria Polivagal e Neurocepção;
- Perfil Sensorial e Impactos Sensoriais na Alimentação
- Perfil Sensorial e Impactos Sensoriais na Alimentação
- Como é feita a avaliação transdisciplinar no Modelo DIR/Floortime?
- Avaliação Tabela Diferenças Individuais e Tabela FEDL
- Avaliação do Desenvolvimento do Cuidador e da Criança – FEAS e Greenspan Growth Chart;
- Avaliação do Perfil Linguístico – ABLC e Profectum EPI/ GOAL BANK – Avaliação do Contexto Educacional
- Como avaliar o Processamento Espaço-Visual?
- Como elaborar relatórios e planejamento terapêutico?
- Estratégias de atuação prática no DIR/Floortime / Discussão de Casos Clínicos
- DMIC: Diagnóstico Diferencial do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) e Apraxia de Fala da Infância
- Supervisão / Discussão Teórico-Prática no Modelo DIR/Floortime / Oficina de desenvolvimento intra e interpessoal
- Confecção de Relatório, Planejamento Terapêutico e Estratégias de Intervenção
- Atuação Prática durante Atuação Clínica Supervisionada