ALTA PERFORMANCE MENTAL E PRODUTIVIDADE NA ERA DIGITAL
Detalhes do curso
Carga Horária
179h
Disponibilidade
02/2024
Turnos
Livre
Modalidade
Online
Introdução sobre o curso
O CURSO DE CAPACITAÇÃO: Alta Performance Mental e Produtividade na Era Digital, ou seja, um cérebro com uma maior capacidade de desempenho e atuação, integra elementos da neurociência, da psicologia positiva e mindfulness, com o potencial de ser uma oportunidade valiosa para os jovens e para pessoas que desejam otimizar seu funcionamento cerebral, aprender mais e ter qualidade de vida. A neurociência desempenha um papel crucial para entender como as pessoas podem melhorar tanto suas habilidades cognitivas quanto não cognitivas, essencial em um mundo em constante transformação devido ao avanço das tecnologias digitais e às demandas do mercado. Harari destaca a necessidade de educar os jovens para desenvolver habilidades únicas para os seres humanos e as máquinas não conseguem replicar facilmente
Dentre os principais conteúdos dessa extensão universitária incluem a importância da neurociência da alta performance mental na era digital, aplicação da neurociência aos negócios, plasticidade cerebral, sincronização cérebro-cérebro, interface-cérebro-máquina, compatibilidade e o uso inteligente das ferramentas digitais, adaptação às mudanças, desafio e superação no século IXX, mindfulness (atenção plena), hiper conectividade digital e desconexão mental, empatia, resiliência humana e positividade como ‘anticorpos’ da mente. Educação emocional, modulação do comportamento, autoconhecimento, autotransformação, entre outros.
Com essa perspectiva, desenvolvemos essa ferramenta capaz de preparar as pessoas para enfrentar os desafios em um mundo extremamente competitivo. Num ambiente de tomadas de decisões rápidas, em a impressão deixada durante a primeira entrevista de emprego pode ser crucial para a contratação, talvez representando a única oportunidade de sucesso para um profissional em um mercado de trabalho em constante automação. Assim, surge a necessidade de treinamentos especiais para que as pessoas não condicionem seus cérebros inteiramente às inteligências artificiais.
A hiperconectividade digital e a desconexão mental representam grandes desafios para a humanidade no século 21. Jorge Forbes observa que estamos imersos em um “tsunami” tecnológico incontrolável, resultando em uma verdadeira revolução mental que transforma os indivíduos em “algoritmos”, afastando-os de sua realidade humana. A percepção de Forbes sobre as consequências da inteligência artificial é relevante e alinha-se à visão de futuro do FMI, que prevê que a IA afetará cerca de 40% dos empregos no mundo. É evidente que as empresas não estão mais contratando colaboradores apenas com base em sua formação técnica, mas considerando suas competências comportamentais.
Objetivo do curso
- Transmitir educação comportamental para promover a mudança de pensamento e adquirir flexibilidade mental, buscando a compatibilidade e uso inteligente das ferramentas digitais;
- Adaptabilidade ambiental às novas tendências do mercado de trabalho no século XXI.
- Capacitar tanto os jovens que ingressam no mercado agora quanto os profissionais que buscam aprimorar sua performance para além da formação técnica;
- Desenvolver habilidades que as máquinas não podem replicar facilmente;
- Preparar os participantes para os desafios da era digital, tornando os mais inteligentes emocionalmente, mais adaptáveis e competitivos
Áreas de atuação do curso
Alta performance mental, é essencial em todos as áreas de atuação humana, especialmente na saúde, na educação, no comércio, transportes, no cuidado com pessoas, segmentos onde são necessárias ações de melhoria contínua.
Público Alvo
- O curso é para todos que trabalham em áreas que exigem interação com pessoas, e possuem potencial para crescimento exponencial. O curso oferece a oportunidade de evolução tanto na vida pessoal e profissional, para pessoas de todos os gêneros, maiores de idade com formação a partir do ensino médio e superior, que buscam destacar-se e fazer a diferença na vida e no trabalho: Recepcionistas, Educadores e profissionais de saúde, promotores de vendas, Profissionais liberais de todas as áreas, motoristas de aplicativos, bancários, cuidadores de idoso, entre outros.
Pré-requisitos
- Computador ou celular com acesso à internet.
Metodologia
- O curso será desenvolvido em aulas/videoaulas didáticas, práticas, exercícios, e ferramentas.
Avaliação
- A avaliação dos alunos é realizada de maneira contínua de acordo com a compreensão das técnicas apresentadas no presente curso.
Certificado
- O certificado será emitido pela Faculdade Brasília - FBr, credenciada pelo MEC.
Fatima Ribeiro
Sobre
- Especialista: em Neuriciência, Psicologia Positiva e Mindfulness: Pontífice Universidade Católica do Paraná (PUC-PR);
- Esp: Neuropsicologia clínica: Universidade Ceuma (MA);
- Esp: Neuropsicologia da Memória e do Sono: pelo Albert Einstein (SP);
- Bacharelado em Nutrição: Universidade Ceuma (MA);
- Esp: em Nutrição Clínica: Universidade Gama Filho (RJ);
- Esp: em Nutrição Genômica, Nutrigenética e Epigenética: pela UNYLEYA (DF);
- Esp: em Gerontologia Social e Saúde do Idoso: pela UFMA-(MA);
- Formação: em Gestão das Emoções e do Pensamento: Academia de Gestão das Emoções – AGE – Dr. Augusto Cury (SP);
- Formação: em Psicologia Positiva e Mindfulness: Osho Multiversity (Poona-Índia);
- Formação: em Meditação, Autoconsciência, Autocompaixão e Mindfulness: Self-Realization Fellowship (Califórnia – EUA);
- Formação: em Autoconhecimento, transformação e Desenvolvimento Humano: Neurovox Academy (SP);
- Formação terapêutica em Bioalinhamento do cérebro: Instituto Internacional de Bioalinhamento (SP).
- ESPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS E PREMIAÇÕES:
- Escritora/autora do livro: Reeducação Alimentar e Nutricional: Um plano para promover qualidade de vida-nutrição numa visão holística. Editora Lexia-São Paulo, 2013;
- Escritora/autora do livro: Terapia Alimentar Vegetariana-baseada na tradição chinesa: 1ª edição Editora Alcântara, 1998-(MA/ Editora Melhoramento, 1978(SP);
- Gestora da Política de Segurança Alimentar e Nutricional de São Luís, 2013-2020;
- Premiada pela ONU em cumprimento do 1º ODM, na capital maranhense;
- Prêmio Estadual Prefeito Empreendedor Sebrae;
- Premiada pelo Sebrae Nacional pelo o Empreendedorismo dos Pequenos Negócios no Campo.
- Secretária Estadual de Gestão da Agenda de Compromissos de Desenvolvimento dos Objetivos do Milênio-ODM Brasil/ONU, por indicação da Secretária Geral da Presidência da República do (Governo Dilma Rousseff).
Organização Curricular
- Apresentação, metodologia e objetivos do curso
- Cenário e case de sucesso, experiências, superação de desafios e conceitos da neurociência
- Conexões entre teoria, prática e aprendizagem
- Neuroanatomia e neurofisiologia dos sistemas envolvidos com as emoções
- Neurobiologia Básica e neuroquímica dos transtornos mentais
- Conhecer suas próprias emoções e as emoções nos outros e como as regular
- Interrupções no trabalho e a multitarefa, e como afetam o desempenho do cérebro
- Planejar com foco na inovação e criatividade
- Dormir bem para restaurar o cérebro e a memória na era da hiperconectividade digital
- Plasticidade cerebral e desempenho de funções
- Neurociência no desenvolvimento de estratégias de liderança e produtividade
- Gestão das emoções, da informação, do tempo e da energia
- "IV Dimensão Mental" de aprendizagem para o século XXI
- Aprender a combinar os alimentos para potencializar a energia cerebral
- Superar a procrastinação e adquirir motivação, desempenho e eficiência
- Aprender as habilidades soft skills mais exigidas pelo mercado de trabalho
- Modular a neuroquímica das emoções e a impulsividade
- Positividade, resiliência, mindfulness e interioridade como ‘anticorpos’ da mente
- A importância da network para o sucesso dos negócios
- Comunicação e persuasão: a arte de encantar as pessoas
- Neurociência da alta performance mental na vida e no trabalho
- Neurociência aplicada aos negócios
- Inteligência emocional e consciência plena, habilidades indispensáveis no século XXI
- Identificar e corrigir padrões comportamentais limitantes para o crescimento
- Aulas Práticas